Os sinais da chuva anunciam um bom inverno para Araripina e Região

Quando o clima muda os primeiros sinais começam a aparecer, e o sertanejo nunca erra nas suas previsões. Na região do Araripe, em especial na cidade de Araripina, as formigas já começaram a mudar de casa carregando seus ovos para lá e para cá, as caranguejeiras já começaram a aparecer nas casas, plantas já fecharam as pétalas, os pássaros já voam baixo no céu e o canto das cigarras já anuncia a chegada das chuvas.

Que todos esses sinais sejam aceitos por Deus e que venha a chuva para agraciar o nosso sertão.

Veja outros sinais das chuvas – Reportagem sobre os sinais 

Arco-íris: A presença de arco-íris é sinal de umidade no ar. Você já deve ter percebido a relação entre arco-íris e chuva, eles normalmente aparecem minutos antes ou depois de ter chovido. O arco-íris se forma quando as luzes do sol refletem em gotículas de água no céu e por isso são um bom indicador de alta umidade e de que a chuva está por perto.

Canto das cigarras: Se você notar que as cigarras pararam de cantar logo após um momento em que elas estavam fazendo uma algazarra, pode significar que a chuva está por perto.

O canto das cigarras é resultado do movimento de suas asas. Mas as cigarras não podem mover suas asas quando a umidade está muito alta. Alta umidade é sinal de que está prestes a chover.

Fique ligado

Com o início da temporada de chuvas, entre novembro e fevereiro, muitos animais peçonhentos saem das tocas para se abrigar na casa das pessoas, o que pode causar acidentes como picadas ou ferroadas. A Vigilância em Saúde Ambiental de Corumbá, alerta que medidas de limpeza e prevenção devem ser tomadas.

Araripina em Foco/Clima, tempo e chuvas/foto: AF

 

Deixe uma resposta