São João de Araripina terá o maior Candeeiro do mundo fazendo parte da decoração

O São de Araripina começa na próxima terça-feira (19), e as decorações e preparações estão a todo vapor. Esse ano quem for ao Parque Três Vaqueiros vai se deparar com um item bem diferente do normal, para alguns que não conhecem, mas para nós nordestinos vamos saber muito bem o que é esse item, um Candeeiro gigante que estará fazendo parte da decoração.

A prefeitura informa que o Candeeiro será mantido todos os anos, e que vai servir de ponto turístico para a cidade.

O que é um Candeeiro ? – Candeeiro um objeto antiquíssimo composto por partes simples a sua base é feito de lata comum. Um desenho simplório num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Este utensílio domestica há muitos anos foram usados no país inteiro até chegar às primeiras transmissões de energia elétrica nas capitais e aos poucos foram se disseminado para o restante do país.

Ainda hoje em plena modernidade tem muitos rincões e lugarejos que a luz elétrica não chegou. Porém a candeia, lamparina ou candeeiro ainda é muito usada por muita gente. Pois, por incrível não tem acesso à luz elétrica.

Confira abaixo a programação completa do São João de Araripina 2018

19/06 – Aviões do Forró. Malla 100 Alça e  Forrozão das Antigas + Atração local.

20/06 – Léo Magalhães, Flávio Leandro, Brasas do Forró + Atração Local.

21/06 – Mano Walter, Toca do Vale, Forró Vumbora + Atração local.

22/06 – Bruno e Marrone, Moleca e Danilo Pernambucano.

23/06 – A Loba, Junior Vianna, Lia de Carvalho + Atração local.

Araripina em Foco/Damião Sousa/Foto: Reprodução

Pedido de liberdade de Lula no STF alarma o mercado

decisão do ministro Edson Fachin de incluir um pedido de liberdade de Lula na sessão da Segunda Turma do Supremo do dia 26 alvoroçou empresas com peso no mercado.

Dirigentes de instituições financeiras de dentro e de fora do país acionaram contatos para especular sobre as chances de o petista sair da cadeia.

A maioria dos magistrados que vai julgar o recurso é contra prisão em segunda instância.

Isso, porém, não os impediu de, em maio, negar a soltura do ex-presidente.

No PT, a decisão de Fachin foi vista como “um sopro de esperança”, mas integrantes do partido admitem que não dá para ter otimismo após as sucessivas derrotas de Lula na Justiça.  (Daniela Lima – Painel, FSP)

Prefeito de Serrita declara apoio a Armando e Mendonça

Durante passagem pelo Sertão Central, neste sábado (16), os pré-candidatos a governador e senador Armando Monteiro (PTB) e Mendonça Filho (DEM), respectivamente, receberam o apoio do prefeito de Serrita, Erivaldo Oliveira (PSD) para a disputa eleitoral deste ano. O gestor apontou que Armando e Mendonça são os nomes mais preparados e capazes de construir um novo projeto de desenvolvimento para Pernambuco e região.
“É desejo de todos os pernambucanos a vontade de mudar Pernambuco e eu também tenho esse sentimento. Com Armando e Mendonça, vamos abrir uma nova história para o nosso Estado”, afirmou Erivaldo Cordeiro. Ele prometeu engajar-se na campanha da Frente das Oposições, mobilizando prefeitos da região para eleger Armando governador e Mendonça senador. “Vou convocar todos de Serrita e os prefeitos da região para que, juntos, possamos mudar nossa realidade, principalmente para nós do Sertão, onde a população é uma das mais prejudicadas”, completou o gestor sertanejo.
Armando Monteiro destacou a importância do apoio recebido. “Nós temos a satisfação de ter a presença do prefeito de Serrita se incorporando nessa grande frente política que estamos criando em Pernambuco. Erivaldo é alguém que vai nos ajudar a dar mais força a essa proposta que nós vamos consagrar no nosso plano de governo, e que contempla de maneira muito prioritária o Sertão pernambucano”, declarou o petebista.
O pré-candidato a governador afirmou ainda que a adesão do prefeito de Serrita à Frente das Oposições é o primeiro dos muitos movimentos de apoio que virão nos próximos meses. “Tenho certeza que muitos prefeitos se incorporarão à essa Frente. Todos entendem que Pernambuco precisa de outro caminho e de outro rumo e que esse projeto que estamos construindo representa isso”, cravou Armando Monteiro.
Mendonça Filho sublinhou que a Frente das Oposições vem se fortalecendo cada dia mais. “O sentimento de mudança tem convocado as lideranças e prefeitos de todas as regiões de Pernambuco. O apoio de Erivaldo fortalece nossa caminhada, que está só no começo”, disse o pré-candidato a senador.
Assessoria de Imprensa/Foto: Leo Caldas/Divulgação

Em Araripina, Lucas Ramos deixa recado a críticos de Paulo Câmara: “Governo trabalha para melhorar qualidade de vida da população”

Um dos que acompanharam a maratona do governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), por quatro cidades do Sertão do Araripe – Araripina, Ouricuri, Bodocó e Exu – no dia de ontem (14), o deputado estadual Lucas Ramos deixou um recado velado aos críticos da gestão do socialista.

O governo se mostra presente, trabalhando de maneira eficiente para melhorar a qualidade de vida da população e trazer mais desenvolvimento para o Araripe“, comentou o parlamentar, em Araripina.

Blog do Carlos Brito

Em Petrolina, Armando e Mendonça recebem apoio de trabalhadores rurais

No auditório lotado do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolina, os pré-candidatos a governador e a senador, Armando Monteiro (PTB) e Mendonça Filho (DEM), respectivamente, receberam, nesta sexta-feira (15), o apoio da presidente e das principais lideranças do maior sindicato de trabalhadores rurais assalariados do Norte e Nordeste. Na ocasião, acompanhado do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho e do deputado federal, Fernando Filho (DEM), os pré-candidatos – que estão no segundo dia de agenda pelo Vale do São Francisco – ouviram as demandas da entidade, que reúne cerca de 50 mil trabalhadores em Petrolina.
“É com muita satisfação que recebemos o apoio dessas lideranças. É uma demonstração de que nosso projeto mobiliza os diversos segmentos da sociedade de Pernambuco, sem preconceitos, para que nós possamos nos juntar e construir um novo caminho para o estado”, afirmou Armando Monteiro, destacando a importância e a representatividade da entidade. “Não podemos deixar de considerar que esse é o maior sindicato de trabalhadores rurais do Nordeste. É um sindicato expressivo não só por ter uma base associativa muito grande, mas porque é atuante e cumpre o seu papel como instrumento de reivindicação de toda classe trabalhadora assalariada de Petrolina e do Sertão do São Francisco”, completou.
Para Lucilene Lira, mais conhecida por Leninha, presidente do Sindicato, a diretoria está engajada na pré-candidatura de Armando e Mendonça. “As lideranças do sindicato tomaram a decisão de apoiar o senador Armando Monteiro. A gente entende que pela seriedade dele, ele possa estar de fato dando uma melhor assistência ao trabalhador assalariado rural. Vamos percorrer todo o estado. O sindicato está pronto e à disposição para que a gente possa elegê-lo como governador de Pernambuco”, garantiu a dirigente.
PROPOSTAS – Durante a manhã, os pré-candidatos se reuniram com representantes da Univasf, CODEVASF, IF-Sertão, Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Embrapa. Na oportunidade, foi possível ouvir as demandas e sugestões do grupo sobre o futuro de Petrolina e região. “Petrolina e o Vale do São Francisco precisam ter um olhar diferenciado do Governo do Estado. Um olhar que diga que o Sertão não é problema, que o Sertão é um caminho para solução dos problemas de Pernambuco. Ratifico aqui meu compromisso com a região”, destacou o pré-candidato ao Senado, Mendonça Filho.
VISITAS – Ainda em Petrolina, Armando e Mendonça visitaram obras que foram garantidas quando Mendonça Filho era ministro da Educação e que estão a pleno vapor no município. Junto ao prefeito de Petrolina, Miguel Coelho a dupla visitou a obra da escola da COHAB 6 e a creche do bairro Antônio Cassimiro. Durante a tarde, Armando e Mendonça foram recebidos por pastores da cidade e região. O dia foi encerrado com a festa de abertura do São João de Petrolina.
Assessoria de Imprensa/Foto: Leo Caldas/Divulgação

1° Bate e Fica em Araripina

Trata-se de um grande evento motociclista, onde diversos moto clubes de todas as regiões estarão presentes, trazendo incentivos culturais, sociais e financeiros para a cidade.

Tem por finalidade além de promover a confraternização entre motociclistas e sociedade em geral, fortalecer os Moto Clubes da nossa cidade e seus parceiros  junto a população ARARIPINENSE, gerando um vínculo de confiança e respeito mútuo.

O evento será realizado nos dias 16 e 17 de junho na Avenida Antônio de Barros Muniz, nas imediações da Praça da Igreja Matriz, mais precisamente em frente ao colégio Dom Malan.

A programação terá início as

8:00 hs com a recepção aos motociclistas.

12:00 horas – Passeio motociclístico pelas principais avenidas e bairros da cidade.

12:30 horas – Churrasco 0800 e confraternização dos motociclistas participantes, parceiros e patrocinadores.

15:30 horas – Passeio motociclístico pelas principais avenidas e bairros da cidade.

17:30 horas – Chegada ao local do evento, e visitação a todos os stands e exposição de motocicletas ao público.

18:00 horas – Show com a banda Alternativa.

19:00 horas – Show de manobras com a Equipe 90 graus;

20:30 horas – Show com atrações regionais

22:00 horas – Show com a banda Silver Lady de Juazeiro CE

00:00 Show com a banda Oposição encerrando as 2:00 hs

No dia 17 às 08:30 hs Recepção aos motociclistas na Igreja Matriz.

09:00 horas –  Benção de despedida  e proteção a viagem de volta com Padre.

09:30 horas –  Café da manhã aos motociclistas, parceiros e patrocinadores.

Esperamos toda população de Araripina e cidades circo vizinhas a virem prestigiar nosso evento que será o primeiro com cara de décimo.

Assessoria de Imprensa/Foto: Reprodução

FBC vê vitória de Armando Monteiro no primeiro turno e diz que imbróglio no MDB estadual “vai exigir paciência”

Anfitrião da visita do pré-candidato ao Governo de Pernambuco, Armando Monteiro Neto (PTB), e ao Senado, Mendonça Filho (DEM) a Petrolina, o senador Fernando Bezerra Coelho voltou a esbanjar confiança na vitória da Frente das Oposições, em outubro. Em entrevista ontem (14), quando acompanhou os integrantes da chapa majoritária para um almoço no Petrolina Palace, Fernando disse acreditar que Armando vença sem dificuldades. “Estou convicto de que Armando vai ganhar no primeiro turno”, afirmou.

Ressaltando que de nove eleições ao governo do Estado das quais participou, só perdeu duas (em 1990 e 98), FBC atribuiu ao “sentimento de mudança” do povo pernambucano, nos quatro cantos do Estado, o principal motivo de seu otimismo.

Ele disse ainda que, caso se confirme uma nova aliança entre PSB e PT, a disputa pelo Palácio do Campo das Princesas será polarizada, e caberá ao eleitorado decidir se quer continuar com o atual governo ou se quer mudar, o que aumenta ainda mais as chances do petebista.

Críticas

Resignado por ter lançado mão do seu projeto antigo de disputar o governo, Fernando Bezerra disse que isso faz parte do jogo político. Mas não deixou de tecer críticas veladas ao imbróglio jurídico envolvendo o seu partido, o MDB, no Estado. Nomeado pela Executiva Nacional para comandar a legenda em Pernambuco, o senador deparou-se com a resistência do vice-governador Raul Henry (atual presidente) e do deputado federal Jarbas Vasconcelos, figura histórica do partido.

Segundo FBC, a “luz no fim do túnel” para ver essa novela encerrada é a Constituição Federal e a legislação partidária.

Os partidos têm de ser autônomos, que sejam dadas a eles a garantia de tomarem suas decisões internas. O que estamos assistindo é o MDB decidir internamente, em suas instâncias partidárias, através de sua Executiva Nacional, da convenção nacional, e a decisão foi questionada na justiça. Estamos vivendo um período de exacerbação de determinados poderes, uns sobre os outros, e a gente vai ter de esperar o tempo da justiça. Mas tenho absoluta certeza de que, quando a justiça se pronunciar no mérito sobre essa questão, será para garantir o que prevê a Constituição”, finalizou.

Blog do Carlos Brito/foto: reprodução

A pedido de Tião do Gesso o deputado Augusto Coutinho defendeu projeto de estradas da integração na Câmara Federal

Na sessão do dia 13, o deputado federal Augusto Coutinho (SD-PE), falou sobre o importante polo de desenvolvimento que tem a região do Araripe, encabeçado pelo seu maior produto que é a Gipsita. Baseado no grande potencial que tem a região ele defendeu a pedido do seu colega de partido na cidade de Araripina, Tião do Gesso, e também do autor do projeto Ronaldo Lacerda, a pavimentação asfáltica da PE-615 e PE-630.

 

– “A região do Araripe é um importante polo de desenvolvimento em Pernambuco, com uma atuação do polo gesseiro, que representa 97% do mercado nacional. Então essas estradas tem um valor muito grande no contexto econômico da região, e precisam ser pavimentadas o mais rápido possível”, disse Coutinho.

A iniciativa consiste na pavimentação dos 25 quilômetros finais da PE 615, para ligar Nascentes ao distrito de Socorro, Araripina à Santa Filomena, passando pela Serra do Inácio e Cara Branca. A ação encurtará a distância para os empresários do Polo Gesseiro de Araripina chegarem com a produção até Petrolina e ao sul do País. Também facilitará o acesso às cidades como Santa Filomena e Dormentes. A outra parte do projeto também requer a pavimentação da PE 630, um trecho mais longo, que visa ligar Trindade à Dormentes, integrando o Polo Gesseiro à Petrolina.

Tião do Gesso também está engajado nessa luta, ontem ele recebeu o governador Paulo Câmara em sua casa, onde falou sobre o projeto das estradas da integração, também sobre outras demandas que são de interesse para a população de Araripina.

Assessoria de Imprensa/Foto: Reprodução

 

 

Petrobras e empresas de gás fazem acordo para aumentar distribuição e amenizar crise em PE

Um bombeio simultâneo por meio dos dois dutos de gás liquefeito de petróleo (GLP, o gás de cozinha) do Porto de Suape, no Grande Recife, foi agendado para o domingo (17), para tentar aumentar a distribuição e solucionar o desabastecimento do produto, causado pela greve dos caminhoneiros, ocorrida em maio. 

A medida foi anunciada após uma reunião entre a Petrobras, empresas distribuidoras e órgãos de defesa ao consumidor. Mais de duas semanas após o fim da greve, a população continua tendo dificuldades para encontrar o gás.

Fonte: G1 Petrolina

Após adiar agenda em Petrolina, Paulo Câmara anuncia investimentos no Sertão do Araripe

Na sua agenda pela o Araripe, o governador Paulo Câmara anunciou algumas ações para região.

Em Ouricuri, Paulo confirmou a construção de uma estrutura (bunker) para instalação de tomógrafo do Hospital Regional de Ouricuri, além de assinar o termo de compromisso para implantar os serviços de hemodiálise na UTI da unidade.

Com a ação, a direção do hospital – gerido pela Santa Casa de Misericórdia – vai iniciar a execução dos projetos, com a contratação dos serviços de engenharia e assistência. A instalação de máquinas de hemodiálise na UTI Adulto será por meio de contrato com o Centro de Nefrologia de Araripina. Para funcionamento do setor, além das adaptações físicas, será contratada uma equipe multiprofissional, que contará com nefrologistas. Uma equipe de engenharia ficará responsável pelas adequações na unidade para que o tomógrafo e as sessões de hemodiálise possam acontecer.

O Hospital Regional de Ouricuri é referência no atendimento de urgência e emergência no Araripe. Durante 2017, a unidade realizou 74 mil atendimentos de urgência, além de 30 mil consultas ambulatoriais, cerca de 5 mil cirurgias e 2,3 mil partos.

O município também foi contemplado com dois veículos para atendimento, duas cadeiras, um ar-condicionado, um bebedouro, uma impressora comum, um nobreak (para computador) e um computador básico, com um investimento total de R$ 100 mil.

Além disso, o gestor assinou ordem de serviço para as obras de pavimentação de sete ruas do distrito de Jatobá, com um investimento de R$ 1,2 milhão, somados a recursos da prefeitura. Ambas as intervenções contam com recursos de emenda parlamentar do deputado federal Tadeu Alencar.

Infraestrutura hídrica e regularização fundiária

Paulo também autorizou o início da licitação com vistas à implantação de sistema adutor para abastecimento do povoado Tamboril. A obra tem um valor estimado de R$ 750 mil, com um prazo de oito meses de execução, após a emissão da ordem de início dos serviços. Ao todo, serão beneficiados cerca de 2.500 habitantes. Ainda em Ouricuri foram entregues 266 títulos de domínio definitivo para agricultores da zona Rural.

Exu

O governador encerrou a agenda em Exu, onde autorizou na noite desta quinta-feira (14) o início das obras de construção de mais uma unidade da Escola Técnica Estadual (ETE). O equipamento terá capacidade para atender 1,3 mil alunos, e contará com investimentos da ordem de R$ 8,6 milhões. Paulo para inaugurar as obras de pavimentação em paralelepípedos graníticos de ruas do centro urbano, que contou com recursos do FEM, no valor de 1,5 milhão.