IF Sertão-PE reabre inscrições para cursos do Proeja em Ouricuri, Petrolina e Salgueiro

O Instituto Federal do Sertão Pernambucano reabriu as inscrições para o preenchimento de vagas remanescentes para os cursos de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) dos campi Petrolina, Ouricuri e Salgueiro. De acordo com a instituição, os interessados podem se inscrever a partir desta segunda-feira (16) até o dia 30 de julho. As inscrições serão feitas através da internet.

A seleção para as turmas será feita através de uma avaliação do histórico escolar dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º anos ou 5ª a 8ª séries ou ciclos/fases equivalentes). Podem participar estudantes que já tenham concluído o 9º ano do Ensino Fundamental ou a 4ª fase da Educação de Jovens e Adultos. É preciso também ter 18 anos até a data da matrícula. Outras informações podem ser obtidas através do Edital.

Polícia Civil de Araripina prende 04 foragidos do Araripe em Petrolina e Juazeiro-BA

Na manhã da última quarta-feira,  sob a coordenação da Delegada Seccional Dra. Katianna Alencar Muniz Leite, titular da 24ª DESEC de Araripina, e apoio do Delegado municipal Dr. Ailton Junior de Oliveira Silva, titular da 200ª Circunscrição também de Araripina, foi deflagrada a “Operação Capturas” na cidade Petrolina – PE.
A operação consistia na captura de foragidos da justiça por crimes na região do Araripe que encontravam-se homiziados na região de Petrolina. Para tanto, fora articulada uma parceria entre Policiais da Delegacia de Polícia de Araripina, da 24ª Delegacia de Homicídios de Araripina e da 11ª DNARC de Ouricuri a fim de dar cumprimento aos mandados.
Na operação que teve 100% de êxito foi preso Jance Silva Cordeiro, de 29 anos, cujo mandado de prisão era oriundo da cidade de Araripina- PE, por roubo qualificado. Mandado expedido pelo Juiz Dr. Clécio Camelo de Albuquerque. O alvo foi localizado no Bar de Tucha no Projeto Senador Nilo Coelho.
Outro preso na operação foi José Adailton Ferreira da Silva, vulgo Dito, idade não informada, cujo mandado de prisão é oriundo da cidade de Araripina- PE por crime de homicídio qualificado. O mesmo foi localizado no Loteamento Lagoa do Caldeirão no Distrito de Santana de Sobrado, zona rural de Casa Nova-BA.
Os outros capturados foram Salomão Vieira Dantas, vulgo Açum, idade não informada, cujo mandado de prisão é oriundo da cidade de Ipubi-PE, por crime de homicídio expedido pelo Dr. Carlos Eduardo das Neves Mathias. O mesmo foi localizado na Rua 46 do Projeto Senador Nilo Coelho, além de Zezito Soares Delmondes, idade não informada, cujo mandado de prisão é oriundo de Trindade-PE, por crime de estupro, expedido pelo Dr. Paulo Ricardo Cassaro dos Santos. O mesmo fora na localizado Rua do Umbuzeiro s/n no Projeto N-4.
Essa é mais uma ação da Polícia Civil no Sertão do Araripe, seguindo as diretrizes da segurança pública de combate à criminalidade e visando cumprir as determinações do Pacto Pela Vida.
(Fredson Paiva/Foto:Divulgação)

Polícia solicitou a exumação dos corpos das jovens grávidas mortas no Hospital Dom Malan em Petrolina, PE

A Polícia Civil divulgou informações sobre uma investigação em andamento sobre as mortes de duas jovens em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Elas estavam grávidas e contraíram infecção hospitalar enquanto estavam internadas no Hospital Dom Malam/Imip.

A morte de Milian de Sousa Carvalho, que ocorreu em maio deste ano, está sob investigação. Ela tinha 15 anos e estava grávida de cinco meses, quando deu entrada no hospital, após sentir dores e perder líquido. De acordo com a família, a jovem ficou internada e dormiu sentada em uma cadeira por falta de leito. Ela teria contraído uma infecção hospitalar, causando a morte dela e do bebê durante uma tentativa de parto normal.

A mãe de Milian, Enileide de Sousa Carvalho, acredita que a filha morreu por negligência. “Um sentimento muito triste, não está sendo fácil conviver, porque a minha filha era a alegria daqui de casa. Minha filha faz muita falta. Então o sentimento é de muita revolta, porque só em pensar que minha filha poderia estar aqui comigo com meu netinho”, revela.

No dia 10 de maio, parentes e amigos de MIlian e de pessoas que também morreram no HDM organizaram um protesto, e com faixas, cartazes e camisas, pediram esclarecimentos sobre os casos.

A outra jovem que tem a morte investigada pela Polícia Civil é a Gislaine Lopes, de 21 anos. Ela também estava grávida e morreu no Hospital Dom Malan em 02 de outubro de 2017, por causa de uma infecção generalizada.

As famílias registraram os boletins de ocorrência. O objetivo da apuração é saber se houve erro médico. O delegado de Polícia Civil, Daniel Moreira, falou sobre as investigações e sobre novas estratégias que deverão ser adotadas para esclarecer as dúvidas da polícia. “Os óbitos estão sendo investigados, porque não foram encaminhados para o IML. A gente solicitou inclusive a exumação dos corpos para que seja atestada a real causa morte”.

Segundo a polícia, ainda não há uma data prevista para a exumação dos corpos das jovens. A data será decidida após a conclusão de trâmites judiciais.

G1 Petrolina

Confira as vagas de emprego disponíveis nesta segunda-feira para Araripina, PE

Foram divulgadas nesta segunda-feira (16) as vagas de emprego disponíveis para a cidade de Araripina. As oportunidades são disponibilizadas pela Agência do Trabalho de Pernambuco. Confira!

01 – Auxiliar de Limpeza
02 – Vendedor Externo
02 – Supervisor de Vendas
01 – Assessor de Crédito
02 – Vendedor Interno
OUTROS SERVIÇOS PRESTADOS PELA AGÊNCIA DO TRABALHO DE ARARIPINA 
Habilitação de Seguro Desemprego
Emissão de Documentos: RG; e RESERVISTA
Emissão de Carteira de Trabalho Digital ( CTPS)
E-mail para informações: [email protected] OU E-mail Gerência: [email protected]
Araripina em foco/Vagas de emprego

Nove pessoas são mortas em dois ataques no Ceará

Nove pessoas foram assassinadas a tiros entre sexta-feira e sábado em dois violentos ataques no Ceará, informou a Secretaria de Segurança do Estado. Em uma das chacinas, quatro membros de uma mesma família – dois irmãos gêmeos de 25 anos, sua mãe, 48, e seu tio, 53 – foram executados na manhã de sábado (14), na zona rural de Quiterianópolis (400 km de Fortaleza).

“Homens armados invadiram o local (onde moravam), levaram as vítimas até uma estrada e atiraram contra elas”, destaca o comunicado. Os três homens morreram no ato e a mulher foi levada a um hospital, onde faleceu. Agentes da Polícia Militar e da Polícia Civil encarregados das investigações localizaram o veículo utilizado na chacina.

Em outro ataque, ocorrido na sexta-feira na localidade de Cafundó, município de Palmácia (70 km de Fortaleza), homens encapuzados executaram “com armas de fogo e golpes de objetos cortantes” cinco pessoas com idades entre 25 e 56 anos, sendo três da mesma família, que estavam caçando em uma área montanhosa.

Os corpos foram encontrados amarrados com cordas próximos a uma estrada. As investigações levaram à prisão de quatro suspeitos, segundo a Secretaria de Segurança do Ceará. De acordo com o Atlas da Violência, publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o Ceará teve em 2016 uma taxa de 40,6 homicídios por cada 100.000 habitantes.

 

Fonte: Folha PE

Com conquista do bi da Copa, França se iguala à Argentina e ao Uruguai

Com a vitória sobre a Croácia por 4 a 2 neste domingo (15), a França se tornou bicampeã da Copa do Mundo e igualou-se à Argentina e ao Uruguai em títulos. O triunfo também impediu que o seleto grupo de campeões mundiais ganhasse um novo membro. Brasil, Alemanha, Itália, Inglaterra e Espanha completam a lista.

A seleção brasileira segue como a maior vencedora em Copas, com cinco conquistas, já que a Alemanha, tetracampeã e única que poderia alcançar a marca no torneio de 2018, foi eliminada ainda na fase de grupos. Apesar de também ter quatro títulos, os italianos não se classificaram para a competição. Deixados para trás pelos franceses, ingleses e espanhóis têm um título cada.

VEJA CAMPEÕES E ANOS DAS CONQUISTAS

Brasil (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002) Alemanha (1954, 1974, 1990 e 2014) Itália (1934, 1938, 1982 e 2006) Argentina (1978 e 1986) França (1998 e 2018) Uruguai (1930 e 1950) Inglaterra (1966) Espanha (2010)

Ministério Público alerta que pode multar e até tirar a guarda de pais que não vacinarem os filhos

O Ministério Público do Rio Grande do Sul divulgou um vídeo em que alerta pais e responsáveis sobre a importância e as consequências legais para aqueles que negligenciam as recomendações de imunização das crianças. Segundo a promotora de Justiça da Infância e Juventude Inglacir Delavedova, os pais poderão ser multados e até perder a guarda se a criança não for vacinada. “A vacinação é importante não só pela saúde individual da criança, mas também pela saúde coletiva das outras crianças com quem a não vacinada pode conviver”.

De acordo com a promotora, está previsto em normas federais, como o Estatuto da Primeira Infância, que todas as entidades devem colaborar, do poder público à escola. “A partir da notificação de qualquer destes envolvidos, e que conheçam essa criança no ambiente familiar ou social, em que se saiba que não há vacinação regular da criança, teremos medidas a tomar dentro da ótica do Estatuto da Criança e do Adolescente, de responsabilização dos pais por multa administrativa ou até mesmo, em casos mais graves, a perda da guarda.”

O Ministério Público dará um prazo para que a família faça a vacinação voluntariamente. Se os pais não fizerem, poderão ser tomadas medidas judiciais de busca e apreensão da criança, que será levada à vacinação e os pais poderão ser avaliados pela possível negligência.

De acordo com a promotora, o Ministério Público está atento às notícias que têm sido veiculadas e às “fake news” (notícias falsas, em inglês) difundidas sobre riscos das vacinas e decidiu alertar os pais.

Fonte: G1

Informação pode ajudar a desvendar execução de advogado em Caruaru, PE

A Polícia Civil divulgou uma informação que pode ajudar a encontrar os responsáveis pelo assassinato do advogado André Ambrósio Ribeiro Pessoa, de 46 anos, morto na última quinta-feira (12/07) na Rua 93 do Loteamento Itamaraty, em Caruaru, no Agreste do Estado. A novidade é um vídeo do dia 03 de julho no qual o mesmo veículo – utilizado no crime –  aparece sendo usado por bandidos num assalto ocorrido também em Caruaru. Dois homens do grupo, podem ser identificados nesse último vídeo.

O vídeo do assalto pode ajudar a Polícia a obter mais informações sobre o veículo e os ladrões que aparecem nitidamente nessa filmagem. A pessoa assaltada não registrou queixa, de acordo com informações da Polícia Civil. O delegado do caso, Rodolfo Bacelar informou, pela assessoria de imprensa que não vai se pronunciar, enquanto não houver mais informações concretas. O vídeo já está circulando entre policiais nos grupos de WhatsApp.

VEÍCULO

O veículo que aparece nas duas situações é clonado, ou seja, tem a placa falsificada. O carro com a placa original é  do ano de 2011, o proprietário é do Recife e uma perícia comprovou que o dono do mesmo não estava em Caruaru no dia do crime. Já o carro clonado usado no assalto é de 2013.

 No último sábado (14/07), a Polícia Civil divulgou um retrato falado do suspeito de ter matado o advogado com as feições montadas a partir da testemunha do crime. A polícia civil disponibilizou o número 994887042 para pessoas que tenham alguma informação sobre os suspeitos possam contribuir com as investigações.

O advogado foi morto com cinco tiros na frente da casa da sua filha, uma bebê de um ano e seis meses que presenciou o crime. O episódio foi registrado por uma câmara de vídeo.

Fonte: Jc Online

A partir desta segunda-feira, consulta ao saldo do PIS está liberada

A Caixa Econômica Federal disponibiliza, a partir desta segunda-feira (16), a consulta ao saldo da conta individual de participação no Programa de Integração Social (PIS).

Para saber o valor que terá direito a receber a partir de agosto, o beneficiário pode acessar o site da Caixa ou ligar para o telefone 0800-7260207. Também é possível consultar o saldo nas agências bancárias ou caixas eletrônicos da instituição, desde que o interessado tenha o Cartão Cidadão.

Todo trabalhador cadastrado no fundo entre 1970 e 4 de outubro de 1988 (data em que a Constituição Federal foi promulgada) e que ainda não tenha sacado o saldo da conta individual tem direito a receber o valor correspondente à cota de participação. Para isso, é preciso se certificar de que o empregador contribuiu para o PIS/Pasep do funcionário.

Já os servidores e ex-servidores públicos, civis ou militares, devem consultar os canais de atendimento do Banco do Brasil para saber se fazem jus a receber a cota do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).

Os valores do PIS-Pasep estarão disponíveis, corrigidos, a partir de 8 de agosto para clientes da Caixa e do Banco do Brasil. E de 14 de agosto a 28 de setembro para os beneficiários que não são clientes dos dois bancos públicos. A partir de 29 de setembro, só é possível receber quantias dos dois fundos nos casos previstos na Lei 13.677/2018.

Oposição apoia movimento criado por pré-candidato em Igarassu

Na noite de ontem, lideranças políticas estiveram reunidas no Centro Mariápolis Santa Maria, em Igarassu, para um encontro com o pré-candidato a deputado estadual Miguel Ricardo. Além do prefeito da cidade, Mario Ricardo, e da vice-prefeita Elcione Ramos, outros pré-candidatos e políticos como Armando Monteiro, Jorge Corte Real, Mendonça Filho, Daniel Coelho e Jorge Carreiro marcaram presença no evento em apoio ao movimento #TamoJunto, proposto por Miguel.

Filho de Mario Ricardo, atual prefeito de Igarassu, Miguel é estreante na jornada por uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco e vem como pré-candidato associado ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). “Quero trazer uma mensagem de esperança. Juntos podemos batalhar por um futuro melhor. Eu não podia ficar parado com tanta coisa acontecendo no nosso estado. Quero trabalhar com sensibilidade, voltar a ter orgulho de ser pernambucano e resgatar a autoestima de toda nossa gente. ‘Tamo junto!’”, vibrou o jovem empresário.