Temperatura chegou aos 38 graus em Araripina

A segunda-feira (13) começou muito quente para os araripinenses, o calor é de matar. Segundo dados do site clima tempo, a temperatura na cidade de Araripina, sertão do Araripe chegou aos 38 graus.

A previsão para hoje terça-feira (14) é de 30 graus. Sensação térmica é de 25°, a  Umidade é de 68%, Pressão de 1016hPa e vento de 21km/h.

Acompanhe as dicas para se proteger nesse verão:

Use protetor solar corretamente

Que o filtro solar é indispensável para proteger a pele, ninguém duvida. Mas você sabe usar corretamente esse produto?

Ele deve ser aplicado pelo menos 20 minutos antes de sair, em quantidade suficiente para cobrir todo o corpo — inclusive áreas como as dobras dos braços, pescoço e orelhas. Além disso, é necessário reaplicar o protetor solar a cada 90 minutos ou logo após se molhar.

Proteja os olhos com óculos de sol

Os olhos também podem sofrer com a ação dos raios UV e por isso não devem ser esquecidos na hora de tomar cuidados com o sol.

As lentes devem ser escuras e contar com proteção solar UV400, que filtra os raios ultravioleta e preserva a saúde dos olhos. Na hora de comprar, dê preferência aos modelos com armações grandes e de marcas conhecidas.

Beba muita água

Uma das consequências mais comuns da exposição ao sol sem os devidos cuidados é a desidratação. Os sintomas começam com a sensação de boca seca e podem evoluir para dor de cabeça, tontura, cansaço extremo e até desmaios.

Para se prevenir, é necessário aumentar a ingestão de líquidos, como chás, sucos e principalmente água, que deve ser consumida em pequenas quantidades a intervalos regulares. Quem pratica atividade física, seja em academia ou ao ar livre, deve caprichar ainda mais no consumo de líquidos.

Use roupas com fator de proteção

Apesar de ainda não serem populares no Brasil, as roupas produzidas com tecidos especiais e que oferecem proteção ultravioleta — contra cerca de 95% dos raios UV — são práticas e confortáveis.

A trama do tecido permite que a pele respire e protege continuamente, ao contrário do protetor solar que precisa ser reaplicado periodicamente.

Mantenha uma alimentação leve e saudável

A alimentação no verão é um fator importante para a saúde e o bem-estar nos dias mais quentes. É importante consumir alimentos leves, evitando o excesso de gorduras e açúcares e dando preferência a frutas, vegetais, hortaliças, carnes magras e cereais integrais.

Também é importante se alimentar em pequenas porções a intervalos curtos, fazendo lanches entre as principais refeições.

Tenha no ar-condicionado um aliado para se refrescar

Em casa ou no trabalho, muitas vezes o calor prejudica nossas atividades diárias e causa desconforto e mal-estar. Para esses momentos, nada melhor que contar com o ar-condicionado, que refresca os ambientes e mantém a temperatura agradável durante todo o dia.

Além disso, o ar-condicionado pode trazer vários benefícios adicionais, como afastar os insetos, eliminar vírus e bactérias e filtrar o ar do ambiente.

Evite se expor ao sol em determinados horários

Entre as 10 horas da manhã e as 17 horas da tarde, a radiação solar é mais intensa e tem um potencial maior de causar danos ao organismo. Por isso, sempre que for possível, evite as áreas externas durante esse período.

O ideal é dar preferência ao sol da manhã ou do final da tarde para as atividades ao ar livre, especialmente banho de mar e atividades físicas.

Esses cuidados com o sol são essenciais para proteger a pele, os olhos e todo o organismo dos malefícios causados pela radiação solar. Afinal, mesmo em dias nublados os raios UV podem atravessar nuvens e causar desde uma simples queimadura até manchas amarronzadas (melasmas) e o temido câncer de pele.

E você, já conhecia os cuidados com o sol que devem ser reforçados no verão? Tem o costume de aplicar o protetor solar antes de sair de casa? Ou é daqueles que não dispensa o ar-condicionado e o conforto do lar nos dias mais quentes? Deixe seu comentário!

Araripina em Foco/Redação